Colégio Militar de Brasília – CMB

O Colégio Militar de Brasília é uma unidade acadêmica do Exército Brasileiro, com sede no Distrito Federal, cujo funcionamento se deu a partir de 1979. Atualmente possui mais de três mil alunos, em sua maioria filhos de militares, distribuídos em cerca de 100 salas de aula. É considerado um dos melhores colégios de Brasília e o maior do Brasil, com uma área de duzentos e quarenta mil metros quadrados. Possui um campo de futebol, um ginásio poliesportivo com nove quadras e conta com mais cinco quadras de esportes como tênis, vôlei, futsal, basquete e handebol, além de uma academia de musculação, sala de judô e de esgrima.

Com tantas atividades disponíveis, o Colégio incentiva os alunos a participarem de atividades extracurriculares dando até um ponto extra. A quantidade de pontos é determinada pelo professor e vai depender da presença do aluno e seu desempenho na atividade. Os professores das modalidades são, em sua maioria, militares da ativa e da reserva.

Além de esportes, o CMB é destaque em várias olimpíadas do conhecimento como a Olimpíada de Matemática, Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada de Robótica, Olimpíada de Biologia, Olimpíada de Química, Olimpíada de Física, entre outras. A instituição conta também com o Clube de Teatro AnoniMattos, que já produziu várias peças e inclusive participou de importantes festivais Brasil afora, o Coral, considerado o maior coral de ensino médio do Distrito Federal, a Banda de Música, que hoje é a maior banda de música de ensino médio do Distrito Federal e do Sistema Colégio Militar do Brasil e o Clube de Relações Internacionais, que participa tanto de simulações de Harvard e da Ivy League, como também de simulações da ONU.

Há duas formas de ingressar nos Colégios Militares de forma geral, sendo por amparo regulamentar (vagas destinadas exclusivamente a candidatos que sejam dependentes de militares que sofreram ou sofrem os possíveis reflexos de suas carreiras) e por concurso público, geralmente realizado no final do ano. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio. A cada ano, concorrem, em média, vinte e dois mil candidatos, entre eles, dependentes de militares e civis. . Em 2019, o concurso ocorreu no mês de setembro (1ª fase –  prova de matemática) e no mês de novembro (2ª etapa – prova de português), com disponibilidade de 25 vagas para o 6º ano do EF e 10 vagas para o 1º ano do EM. Do total de vagas destinadas ao 6º e 1º ano, 5%  são reservadas para candidatos com deficiência física, sensorial, intelectual e transtornos globais de desenvolvimento.

Os candidatos devem preencher requisitos como ser brasileiro, ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental para o ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental e o 9º ano do Ensino Fundamental para ingresso 1º ano do Ensino Médio. Alunos que vão cursar o 6º ano do EF devem ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. Já os alunos que irão cursar o 1º ano do EM, devem ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. A lista de requisitos conta também com o fato de o aluno nunca ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar, possuir CPF e carteira de identidade com foto recente.

Todas as 3 etapas do concurso têm caráter eliminatório e consistem em:

1ª etapa: Exame intelectual.

2ª etapa: Revisão médica e odontológica.

3ª etapa: Comprovação dos requisitos biográficos do candidato.

As mensalidades custam cerca de duzentos e vinte e seis reais para alunos que cursam o ensino fundamental e duzentos e cinquenta e um reais para os alunos do ensino médio. Apesar dos Colégios Militares fazerem parte do sistema de ensino público, a cobrança está prevista em lei federal. A gratuidade tornaria precário todo o sistema e colocaria em risco a permanência dessas instituições seculares. Cada aluno do sistema militar de ensino custa ao país, três vezes mais do que o aluno que estuda em escola pública regular.

Após ingressar no Colégio Militar de Brasília, o aluno terá aulas de segunda a sexta, podendo optar por participar das atividades extracurriculares no contraturno e obter o GIP (Grau de Incentivo à Participação) fazendo pelo menos uma das várias atividades oferecidas e possuir todas médias acima de 5.

No CMB existe a SEF (Seção de Educação Física), no contraturno de segunda à quinta, onde o aluno pode se inscrever no início do ano e praticar os diversos esportes mencionados acima, incluindo natação, atletismo e outros.

Ao final do ano, os alunos recebem o boletim, que contém sua média final de nota, comportamento e uma nota dada pelo comandante de cada companhia. Essas notas contam para a classificação do aluno. Os classificados são os primeiros dez por cento de cada ano e ganham uma graduação. As graduações mínimas e máximas de cada ano são:

  • Sexto ano do EF: Cabo Aluno (primeiro colocado do concurso).
  • Sétimo ano do EF: Cabo Aluno a Aspirante/Oficial Aluno.
  • Oitavo ano do EF: Terceiro Sargento Aluno a Segundo Tenente Aluno.
  • Nono ano do EF: Segundo Sargento Aluno a Primeiro Tenente Aluno (comandante do batalhão do ensino fundamental).
  • Primeiro ano do EM: Primeiro Sargento Aluno a Capitão Aluno.
  • Segundo ano do EM: Subtenente Aluno a Major Aluno
  • Terceiro ano do EM: Aspirante/Oficial Aluno a Coronel Aluno.

No fim do sexto ano, o comandante, os monitores, e os professores decidem os alunos mais exemplares, com melhor comportamento e nota. No próximo ano, dez por cento da companhia vira legião de honra. Os legionários, todos escolhidos pelo método anteriormente citado, são chamados para eventos exclusivos e geralmente são os mais graduados de cada companhia.

A partir do oitavo ano do ensino fundamental, todos os alunos que tiverem sua média trimestral acima de 8 ganham alamar, uma cordinha que mostra sua dedicação ao estudo.

O Colégio Militar de Brasília, assim como também os demais Colégios Militares espalhados pelo Brasil, trabalha as disciplinas regulares acrescido de civismo, ordem unida, direitos e deveres e cidadania. Esse é o grande diferencial do sistema de ensino militar para os outros, tanto públicos, como particulares.

Equipe MagCursos


No Replies to "Colégio Militar de Brasília - CMB"


    Got something to say?

    Some html is OK